domingo, 12 de setembro de 2010

A mágica dos números.


Gosto de histórias, mais ainda, histórias reais e de pessoas que eu possa ter o prazer de conhecer.

Aconteceu com o Eduardo, como já contei.
Hoje, vou contar como conheci outra história linda, tenho certeza que vão gostar. Sem preguiça, leiam até o fim, vale a pena.


Há três semanas, eu fui ver um emprego lá perto do CESUMAR (Centro Universitário de Maringá). Léééguas da minha casa.

Demorei pra chegar, conversei com a dona do salão e me frustrei.
Lugar novo, sem clientela formada e longe do centro.
Decidi então, que não seria bom, fui embora.

Esperei no ponto de ônibus um tempão e nada do buzão chegar.

Vi, vindo, lááá de longe, a passinhos contados de tartaruga, olhando para baixo, de bonézinho azul com uma foto do José Serra estampada um vovô muito simpático.

Sentou-se ao meu lado e perguntou se havia muito tempo que eu estava esperando.
Respondi que mais ou menos 40 minutos.
Então ele suspirou e disse: "Eu ando devagar demais menina".

Eu, sem jeito e achando super bonitinho ele admitir que não era muito ágil para caminhar. Perguntei o nome dele.
- O meu é José Alcantara Bezerra e o seu fia?
- Ana Paula Souza da Silva.
- Seu pai chama ocê de Paulinha né? Porque meu fio mais véio chama a fia dele de Paulinha.
- É. Meus pais me chamam mesmo de Paulinha.
- Quantos anos ocê têm fia?
- 22 Seu José e o Senhor?
- ixeeeee, muito mais que ocê ein? 102.

Nesse momento, eu, incrédula perguntei para confirmar.
Pois é raro alguém chegar a essa idade, principalmente no Brasil. 
Tirando a Dercy, Dona Canô e Oscar Niemeyer. Mau vejo falar.

- O senhor tem 102 anos com essa saúde seu José? Tá brincando comigo né?
- não fia, nasci em 21 de abril de 1908.
O entusiasmo tomou conta de mim, mal podia acreditar que tinha em minha frente uma pessoa que viveu mais de um século inteiiiirinho.
Tanta coisa, tantos acontecimentos marcantes.
Guerras, Woodstock, Aparted, Rock in Rio. Tantas eleições, presidentes, mudanças de moedas correntes, novos artistas, censura, tropicália, jovem guarda.
Que maravilha. Tive vontade de perguntar mil coisas, mas como sempre, Jesus abana e eu pondero.
- Mas me conta seu José, quantos filhos o senhor tem?
Ele, com uma cara muito sapeca, devolve a pergunta.
Com qual das 5 muié? Porque eu tive 5 muié.
- Com a primeira tive 4, com a segunda mais 5, com a terceira mais 3 e com essa urtima agora que morreu tem treis meis, eu tenho 2.

- Seu Zéééééé do céu, o senhor tem 14 filhos?
- Não fia, dois morreu.
- E minhas muié também, enterrei todas.

Olha que maravilha.
Tinha, ali, perto de mim, um senhor de 102 anos, com 14 filhos e 5 mulheres mortas. 
A ultima de enfisema pulmonar em virtude do cigarro, morreu aos 67 anos.

O seu Zé continuou.
- Eu ia no Clube do vovô dançar, nois se conheceu lá.
- O senhor é chegado num forró?
- Eu gosto memo é das muié.
(é seu Zé, eu percebi).

- Onde o senhor está indo agora?
- Fazer ginástica lá na ATI perto da casa do meu fio, depois eu pego o neném na escola (o neto dele), ai nóis vai armoçá lá na casa dele.
- Qual a idade do seu filho mais velho seu Zé?
Fiquei atônita quando ele falou TODAS AS IDADES E NOMES DOS 14 filhos.
O mais velho José Filho de 75 anos e o mais novo Ricardo de 28 são os que me lembro.
Todos com filhos e alguns com netos.

Vocês têm noção que o filho do seu Zé tem idade pra ser meu avô?
Meu avô Antônio, lá de Rondônia deve estar hoje com 66 ou 67.

O Seu Zé me contou que mora sozinho na casa que morou com a ultima esposa.
Os filhos tomam conta dele. A neta de 21 anos, Paulinha, (do começo da história), limpa a casa dele 3 vezes por semana.

Com exceção dos 2 filhos que morreram, um de câncer no estômago e o outro de acidente de moto, todo o resto mora aqui no Paraná.

Seu Zé tem uma vida movimentada e independente.
Com sua carteirinha da 3ª idade, anda para todos os cantos da cidade, gratuitamente de ônibus.
E faz bom uso disso. Ajuda os filhos com os netos e bisnetos.
Faz academia, vai o ortopedista (recentemente fraturou o cotovelo em uma queda). 
Nesse dia, ele estava, inclusive, fazendo uma consulta no fisioterapeuta lá no CESUMAR. 
Num desses programas gratuitos de atendimento a comunidade carente.

O seu Zé mora no Alvorada, bairro em que estou trabalhando agora.
Ontem, o encontrei de novo, caminhando devagarzinho. Dessa vez de bengala e sem boné. 
Tinha um cachorrinho atrás dele, bem fiel.
Talvez fosse mesmo dele, pra cuidar, sei lá.

Fiquei encantada com o Seu Zé, como é querido no bairro.
Como sempre, especulando por aí, descobri alguns fatos interessantes.

O Seu Zé serviu ao exército num tempo em que não era essa moleza de hoje.
Foi Tenente por 30 anos. Tem uma aposentadoria cheia de glórias.
Todos os seus 14 filhos concluíram o 2º colegial.
Nove deles são formados nas mais diversas áreas.
Quatro são advogados. Duas pedagogas e os outros eu não descobri.
Ele é pioneiro em Maringá, obviamente, pois a cidade só tem 60 e poucos anos.

Segundo uma pessoa que o conhece bem, nunca ficou mais de 5 dias em um hospital por qualquer motivo.
Detesta dentistas e se cura das dores com as plantas que cultiva no quintal de casa.
Passa as próprias camisas e não usa meias.

Já mencionei que o Seu Zé só começou a usar óculos de fato, aos 96 anos? 
Depois de muita insistência da família, segundo ele.
Ouve muito bem, conversa com uma dicção boa, apesar do português judiado.
Mas, português bonito de ouvir, porque é simples e eu sei que é de coração também.
Todas as vezes que me chamou de fia, o imaginei chamando as filhas, netas e bisnetas assim. 

Seu Zé é brasileiro daqueles fortes. Viveu 102 anos vem vividos, literalmente aproveitou.
Eu tenho 23 e às vezes tenho preguiça de viver.
Se pensarmos, são mais 79 anos pela frente.
São 3 vidas dessas que eu tive até agora. Já pensou? Viver 23 anos por mais 3 vezes?
Se chegar aos 70 com essa saúde do Seu Zé, eu já tô feliz.
Espero encontrá-lo por mais uns 10 ou 15 anos e poder voltar aqui pra contar que o Seu Zé casou de novo. UHAUAHUAHAU
Pensam que ele quer parar? Nananinanão. Só parou de dançar porque quebrou o cotovelo, acho supeeeer que ele vai voltar pro Clube do Vovô.

Vamos aos números.
O Seu José tem 102 anos, casou-se 5 vezes, enterrou as 5 esposas.
Teve ao todo, 14 filhos. Dois morreram.
Nove são formados.
O filho mais velho tem 79 anos
O filho mais novo 28.
A neta mais velha tem 53 anos.
O neto mais novo tem 16.
O bisneto mais velho tem 26.
O bisneto mais novo tem 6 meses.
O bisneto de 26 espera, junto com a esposa, um bebê que nasce em Janeiro.
Seu Zé terá então, seu primeiro tataraneto.

Seu Zé serviu ao exército por 30 anos e aposentou-se aos 49 de idade.

Amei o Seu Zé.

E agora repitam todos comigo.

Xôôô preguiça de viver.
Saiii pra lááá urububacaaaaa.
Abanaaaa Jesus.


Desejo 102 anos para todos nós.

Beijos, eu os amo.

6 comentários:

Anônimo disse...

Meu Deus, que história linda ...
Nossa fiquei emocionada lendo, pois eu nos meus 23 anos de idade estou desnimada!
Xô urucaaaaa ... Como dizem por aí, isso é uma injeção de ânimo.
PS: E eu acredito que o seu Zé vai casar novamente, pelo o que vc escreveu ele gosta mesmo é de 'muiê'. euhseuhseuhs
Bjoo
Laiana

Ana Paula disse...

Pois é Lai, a gente tem que ter mais ânimo.
Dançar muitoooo pagode por aí e casar umas 5 vezes também.
UHAUAHUAHUAHUA

juca disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ZEZINHO disse...

Agora fiquei animado...to cvom 47 anos e achei que tava na metada....uhuuuuuuu seu Zé...descobri que a metade é pra mais de 51 .....

Deus abençoe o seu Zé ...


Linda historia Aninhaaaa;;;

ZEZINHO disse...

Ah...o seu Zé despertou voces meninas....
E voce aninha...saiba que ja me casei umas 3 ou 4 vezes, mas com a mesma mulher que amo de paixão... O meu esteio, o meu suporte e a minha razão de viver...
bjus pra voces duas

Mesaque' disse...

Meu Deus...Cansei só de ler esse post, quem dirá viver 102 anos!
Isso que é 'fazer hora extra' na terra heim?! rsrs...
É muita história pra se contar...
E vc as conta de maneira super agradável heim Ana!
Bjo.