terça-feira, 4 de março de 2008

A Saudade é conterrânea, é Brasileira.

Hoje senti tanta saudade de tantas pessoas que resolvi escrever á respeito.

A busca por essa palavra me trouxe muitas surpresas.

A palavra saudade é genuinamente brasileira, não tem tradução exata para nenhum outro idioma.
Pro inglês a mais bruta delas é "nostalgia".

A saudade é facilmente encontrada nas fascinantes letras de Vinícios de Moraes, Paulinho da Viola, Cartola, Cazuza..entre outros.

É uma mutação, uma variação da palavra Solidão. Foi inventada pra denominar o sentimento dos descobridores do Brasil e na época do Brasil Colônia.
Hoje é tão popular entre nós, volta e meia a usamos. Eu particularmente quase sempre!

Eu tenho saudade do meu pai, muita e a todo instante, dos momentos juntos, das ações, lembro de cada coisa, e a saudade é inevitável.
Saudade também da Dóris.
Do meu amor..meu anjo..
De amigos queridos...
De cheiros, gostos..músicas, de jogar volei..

Ahh, a saudade é tão frequente e fortemente presente na minha vida que poderia ficar horas falando dela.

Saudade é uma espécie de lembrança nostálgica, lembrança carinhosa de um bem especial que está ausente, acompanhado de um desejo de revê-lo ou possuí-lo.

TODO MUNDO TEM SAUDADE. SEM EXCESSÃO! TODOS, TODOS, TODOS.
SEJA DE ALGUÉM OU DE ALGO, DE UM MOMENTO OU UM LUGAR.
E É BOM SENTIR SAUDADE, VOCÊ PODE ESTAR MORTO DE OUTROS SENTIMENTOS
MAS A SAUDADE É UMA CONSTANTE NO SEU CORAÇÃO. O FAZ VIVO E LATENTE.


Um texto meu agora..

Essa saudade é Brasileira..é carioca..é mineira..é da Paraíba e do Pará, é daqui é de lá.

É de Erexim a Coacá. Um tiquim do Norte, um cadim do Sul. E é uma palavra forte.
É saudade Bahiana, que cala o peito do Manauara. A saudade aperta lá no Paraná e quem está no Tocantis faz ela parar. Essa saudade que o verde criou, e que ninguem sabe traduzir..é saudade tupiniquim. Pura, genuína e simplesmente brasileira.


Quem sente sabe descrevê-la um pouco.

E você? de quem ou do que sente saudade?

Beijo!

23 comentários:

Thiago Pacheco disse...

sinto saudade dos tempos em q n tinha preocupação, em q os dias passavam rapido e q sobrava tempo pra fazer as coisas q queria!

falta do meu pai q foi embora, dos amigos q perdi contato!

êita saudade... finda soh de vez em quando e por isso n finda, dorme.

Anônimo disse...

Muito bom seu post, bem profundo! e sentir saudade é realmente nostálgico, mas ao mesmo tempo tem uma saudade gostosa, aquela que acompanha as lembranças boas!
enfim, muito bem escrito e descrito, acho que assim como eu vc sente saudades!
hsusduhsdua
beeijo ;*

Feänor disse...

Penso na saudade como a projeção de um sentimento presente sobre um evento que já passou. Este evento só criará esta "nostalgia sentimental" se for marcante o suficiente para que pensemos com apreço nele, mesmo muito tempo depois.

O povo brasileiro sempre foi um povo muito... emotivo, acho, e por isso costumamos dar valor não apenas a uma, mas a inúmeras memórias que guardamos calorosamente em nossos corações.

Nossa memória não é seletiva... Ela gosta de tudo o que lá guardamos com carinho.

E é bom sentir mesmo saudade, especialmente de outras pessoas, porque é assim que obtemos a maior prova de que estamos vivos: pelo reconhecimento de nossa existência vindo de um semelhante nosso.

Amam-me, logo existo...

Bjs!

alex disse...

Realmente a palavra saudade só existe no português... no Japão uma mesma palavra (SABISHI), pode significar até 5 coisas, solidão, tristeza, ausência, perda e saudade. Quando vc diz que está SABISHI, vc sempre precisa explicitar como...

Rafael Portillo disse...

Só tenho que corrigir uma coisa no seu excelente texto.

A expressão correta em inglês mais proxima de saudade é a I Miss You / I missed you / miss you que quer dizer perdi você.

http://rafaelportillo.blogspot.com

may disse...

ahhh saudadihh


eh saudadihd e tanta coisa cara
hj msm na escola senti uma bruta saudadih du arthur du henrique e da densie
=//


mas sinto muita saudadih msm
eh da minha infncia
onde eu so pensava em correr, brincar e nunk pude imagina q seria como esta sendu hj

mas ta boum..

a saudadih eh boua

pq se tu senti saudadih de alguem eh pq gosta deste alguem, eh pq este alguem t faz bem, e se senti saudedih de um lugar ou momento
eh pq estes momentos e lugares ja t fizeram felizes
e senti saudadih eh rcordar, reviver akela alegria

^^

:**

O rapaz dos quadrinhos disse...

e eu morro de saldades de minah pre adolescencia...
triste isso

www.meusquadrinhos.blogspot.com

Flávia Lago disse...

Opa...vc falou em Pará \0/ é nós.
Sinto tantas saudades de tantos momentos, de tantas coisas e pessoas que só de pensar...ah...saudade é bom...nos faz ver que temos mesmo é que valorizar mais os momentos e aproveitar ao máximo para que se tanham boas recordações depois.


Saudade...põe Tupiniquim nisso.
Sinto falta de meu pai tbm!


Adorei³

beijos, flor!

Renato Barbosa disse...

Nossa esta palavrinha
.. tem muito sentindo para min .. HJ

oooo Saudade ..

o pior que algumas pessoas não aceitam isso ...

é um sentimento de certo ponto ruim .. mas ao mesmo tempo bom ..

Sempre queremos estar ao lado da pessoa que amamos ..

mas nem sempre as circustancias .. tornam isso realidade ..

Gostei do blog .. quando puder vou voltar aqui mais vez..

Bjs .. fui ..

Da um pulinho no meu blog ..

http://renatobarbosa.blogspot.com/

Diom disse...

Sentir saudade tem seu lado positivo: significa que a gente teve vivências boas e as guardou no coração...

Victor Stifler disse...

Saudade, hoje eu posso dizer o que é dor de verdade.



Eu gosto de sentir saudades, sentimos saudades de quem gostamos...

Sinto saudades da minha infância...vivi bem demais por lá..

boa noite



http://endlessblackhole.blogspot.com/

Unknown disse...

Sinto saudade de tantas coisas...
Saudade do tempo da escola
Saudade de quando não tinha responsabilidades
Saudade dos amigos da infância
Saudades...

Belo post!

http://maynabuco.blogspot.com

Fábio Melo disse...

Sinto saudades da época que não me preocupava com contas, faculdade, com as meias sujas... Quando você inicia sua carreira, seja em que profissão for, essas coisas pequenas parecem enormes.

___________________________________
TemPraQuemQuer <<< Entra!

Thalita Lucas disse...

Nossa!!! Estou quase sem palavras para descrever o q senti lendo o post, mto lindo! Realmente saudade é algo gostoso de sentir, pois se estamos sentindo é que alguma lembraça boa existe para q possamos sentir sua falta. Sinto saudade de mta coisa...
Lindo o blog!

Thalita Lucas disse...

Mto obrigada pela visita. Gostaria de tornar parceira??? Para mim seria um prazer ter um blog de conteúdo nos meus parceiros.

Rafael Moreira disse...

Saudade é algo inexplicável, mas conseguiu resumir parte de seu significado no texto...

Parabéns!

Abraço!!!
TaBlito!!! <<< Passa lá e comentah!!!

Anônimo disse...

tenho saudade de quando eu não tinha vícios, da inocência, da ingenuidade, da curiosidade por descobrir a vida.

nostálgico texto, obrigada

http://fadasafada.blogspot.com/

Carlos Vin disse...

Ah! Saudade!
Tenho mais saudades de momentos do que coisas ou pessoas...

Tenho Saudades de um reveillon q eu passei em uma ilha com mar, rio e mangue no mesmo lugar, com océu totalmente estrelado e foi lá q pela primeira vez eu vi uma estrela cadente... eu deitado na areia olhando pro céu (o céu parecia baixo, parecia q eu podia tocar nele)... saudade desse dia
e de vários outros..

Um abraço e continuemos a sentir saudade sempre..

XandaumzZ disse...

curti o texto saudade é um sentimento muito bom que todo ser humano tem vontade de assasinar ele no bom sentido

Euzer Lopes disse...

Eu tenho saudade do meu pai, que faleceu há um ano e meio e do meu irmão, que faleceu há um ano.
Excelente post, excelente blog.

Cristiano - Xyber disse...

saudade é a melhor coisa que existe pq assim as pessoas sabem que são importantes para alguem xD

magia disse...

Olá!
Estou oferecendo uns selos a seu blog lá no meu:
http://sagradoxprofano.blogspot.com

o'Ricci disse...

Ela é muito carioca mesmo...

O poemeto ficou tão bonito! Saudades eu sinto todo dia quando acordo. Da noite de sono, no suor de antes de dormir, no dia anterior, no andar pra casa exausto do trabalho. A nostalgia me permeia, mas é uma das coisas mais gostosas de se sentir.