sábado, 15 de março de 2008

Ditadura.

Hoje ouvindo a minissérie Queridos Amigos, que passa bemmmm tarde na globo, escutei a moça repetindo por váárias vezes, "Isso aqui não é o DOI-CODE, isso acabou."
Tá o que é DOI-CODE moça?Fiquei curiosa agora, pode me contar. Então fui atrás do significado da palavra, e cá pra nós, nenhum pouco empolgante. Foi uma época difícil na vida de muitos brasileiros. Então...
Voalá.

O Destacamento de Operações de Informações - Centro de Operações de Defesa Interna, mais conhecido pela sigla DOI-CODI, foi o órgão de inteligência e repressão do Governo Brasileiro durante o regime inaugurado com o golpe militar de 31 de Março de 1964, os chamados "Anos de Chumbo".

Destinado a combater o chamado "inimigo interno", como a de outros órgãos de repressão brasileiros no período, a sua filosofia de atuação era pautada na Doutrina de Segurança Nacional, formulada no contexto da Guerra Fria nos bancos do National War College, instituição norte-americana, e aprofundada, no Brasil, pela ESG - Escola Superior de Guerra.

Estabelecido em praticamente todos os estados da federação, em São Paulo as suas instalações eram localizadas na Rua Tutóia, onde atualmente funciona o 36° Distrito Policial.

O DOI-CODI surgiu a partir da Operação Bandeirante - OBAN, criada em 1969 com o objetivo de coordenar e integrar as ações dos órgãos de combate às organizações armadas de esquerda.

Cada Estado tinha o seu DOI, subordinado ao CODI, que era o órgão central. Os DOI reuniam, sob um único comando, militares das três Armas e integrantes das Polícias Militares Estaduais, Policia Civil e Federal. Na década de 80, os DOI foram renomeados SOP - Setor de Operações.

Dá um frio na espinha só de ler.

;**

Muaaaaaaack!

4 comentários:

Anônimo disse...

Bom, eu não assisto a minissérie porque é beeem tarde, mas como o assunto não é a minissérie e sim o DOI-CODE...

Fico "feliz" porque foi um época, não é mais..

Interessante a pesquisa, não tem o que comentar porque eu não entendo muito dessas coisas, mas eu li o texto, ok? e gostei.

Jeff Santanielo disse...

Realmente, a ditadura militar foi responsáveis pelas coisas mais inacreditaveis nesse país. Pena que a minissérie Queridos Amigos se importa mais com as mágicas do Tom Hanks do que com o retrato do período histórico...

Unknown disse...

É que a minissérie mostra uma época em que a Ditadura já era, digamos assim, passado. Então eles só fazem referências aos fatos.
Em 89 a onda era a 1ª eleição presidenciaL depois do Regime Militar. Lula, Collor, Queda do Muro...
Mas mesmo assim serve para pessoas ficarem curiosas e pesquisarem sobre o assunto. Isso já vale a pena.
Agora uma boa dica de minissérie sobre os "Anos de Chumbo" é ANOS REBELDES, que passou na Globo também e pode ser adquirida em DVD.
Enfim, é uma dica.
Abração!

may disse...

yesssssssssssss
ana paula tbm eh cultura

koakoakopakoakoakop

tbm to assistindu a minisserie

:** to com sdd de vc xuxu